sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tommy Bohanon: Vonta Leach 2.0?

Considerado um dos maiores steals do New York Jets no draft de 2013, o fullback Tommy Bohanon vem mostrando bastante habilidade e se firmando na franquia, mesmo não tendo concorrência direta. A partida contra o Saints mostrou o melhor dele. O bloqueio perfeito sobre o defensor de Lousiana, que abriu uma verdadeira avenida para Ivory e bloqueios importantes para corridas não só do Ivory como do Powell também.


Fullback é uma das posições mais apagadas no futebol americano. Sua função se baseia em bloquear defensores abrindo espaço para a corrida do running back, digamos que ele é um coadjuvante na corrida, mas tão importante quanto aquele que marca o touchdown.

Imaginemos a corrida, por exemplo, de 52 jardas de Chris Ivory sobre o Saints no domingo passado. Se não tivesse um fullback competente teria sido safety ou sem ganho algum. O camisa 24, Corey White cornerback de New Orleans, esperava a corrida e estava esperando a jogada começar para avançar em Ivory, o que passaria ileso, já que Sudfield correu para a linha de scrimmage. Agora veja o gif abaixo e note como foi importante a participação de Bohanon para que Ivory conseguisse correr para o segundo passo da corrida, que dessa vez contou com bloqueio de Stephen Hill. Pode-se observar que Ivory já vai na direção do cornerback e o bloqueia antes mesmo de Ivory receber a bola e simplesmente o tira da jogada.



Recebendo a bola, Bohanon já conseguiu 55 jardas. Sendo usado como escape e screens. Na partida contra o Saints serviu como escape num momento onde Geno tinha a pressão direta de uma blitz, que Bohanon deveria ter bloqueado mas como saiu em rota recebeu e desafogou o camisa 7. Correndo com a bola Tommy é bastante consistente, exceto numa quarta descida contra os Bills onde não conseguiu o first down. O fullback já conseguiu 50 jardas corridas, em apenas 15 tentativas, uma marca boa para um fullback pesado como ele.

Os erros acontecem, como alguns bloqueios errados contra os Steelers e na pre-season. Os bloqueios contra os Steelers deram um sack e uma corrida com perda de jardas. Mas como Geno, Milliner, Richardson e Winters ele é apenas um rookie e cometerá erros de tal. 

Talvez a segunda melhor escolha do draft, atrás apenas da escolha de Sheldon Richardson. Bohanon tem muito o que mostrar ainda e precisa de estabilidade, principalmente agora que não tem concorrência. Na verdade teria na pre season, mas Lex Hilliard machucou e perdeu a pre season sendo liberado. Dos rookies, pra mim, o o melhor ofensivo, melhor até que Geno. Veremos como se sai no final dessa temporada.

Por Philippe Rossard.


0 comentários:

Postar um comentário