sábado, 4 de maio de 2013

[DRAFT] 2nd Round Pick, 39th Overall - QB Geno Smith

Geno durante um jogo da universidade de West Virginia.
Ah, a pick mais polêmica dos Jets nesse draft. Nesse texto, falaremos sobre o Quarterback Geno Smith, de West Virginia, escolhido no segundo roud, trigésima nona escolha geral.

Eugene Cyril "Geno" Smith III (sim, esse é o nome verdadeiro dele) nasceu no dia 10 de Outubro de 1990. Tido como o melhor Quarterback do NFL 2013 Draft, Geno teve números absurdamente bons enquanto jogava pela universidade de West Virginia. Mas, será que ele poderá repetir esse sucesso todo como um Jet?

Geno tem 1,91m de altura, pesa 100kg, tem 81,3cm de braço e 22,9cm de mãos. Como um Mountaineer, Smith teve números totais de 44 jogos, completou 67,4% dos passes tentados, 98 Touchdowns, 21 interceptações e 11662 jardas, isso tudo em 4 anos pela mesma universidade, de 2009 até 2012. Seu melhor ano foi o último, com 13 jogos, 4205 jardas, 71,8% dos passes completos, 42 Touchdowns e apenas 6 interceptações, além de ter sido nomeado o MVP do Orange Bowl.

No combine, o jogador fez 4,59s no 40yd Dash, sendo o melhor tempo entre todos os QBs, 83,8cm no pulo vertical, o segundo melhor entre os QBs e 3,15m no salto em distância, sendo o melhor entre os QBs novamente. Ótimos números, se destacando em todos.

Geno, só sorrisos após ser draftado pelo Jets.
Mas, como nem tudo são flores, Smith tem vários problemas que o deixam longe de ser o Quarterback que o Jets precisa agora. São vários, vou lista-los abaixo:

1 - Condições climáticas: Smith não tem um histórico bom em jogos de chuva e/ou neve. Caso os Jets queiram ir aos Playoffs esse ano, com Geno titular, tem que torcer para a disputa da vaga não ficar para as últimas rodadas, época em que mais neva e chove em NY. Se isso acontecer, os Jets podem desistir na mesma hora, a não ser que o QB consiga contornar essa situação.

2 - Personalidade: Geno é conhecido pela sua arrogância. Quando ele percebeu que não seria draftado na primeira rodada, Smith deixou o Radio City Music Hall antes mesmo de acabar-se a primeira rodada. Cogitava-se que o QB não iria aparecer no local no segundo dia do evento. Mesmo assim, ele foi. E alguns dias depois de ser draftado, o jogador demitiu todos os seus agentes. Caso o jogador não seja posto na linha, podem acontecer conflitos com Holmes e até com Cromartie, que também são jogadores polêmicos.

3 - Boom ou bust? Como já citado nesse texto, os números de Geno são absurdos. Mas, será que ele repetirá esse sucesso todo na liga profissional? Até Tim Tebow e Mark Sanchez eram bons no College. O primeiro chegou até a ganhar o Heisman Trophy.

O que nos resta é observar para ver o que Geno conseguirá fazer. A disputa com Mark Sanchez, David Garrard e Greg McElroy pode ser acirrada, mas eu acho que o garoto vindo de West Virginia, será o titular logo nas primeiras rodadas.

Por João Pedro.

2 comentários:

  1. Acho que a disputa entre os QBs dos Jets já atrapalhou demais a temporada 2012. Nem Tebow, nem Sanchez tiveram paz ano passado, o que resultou no desempenho medíocre dos dois. Rex Ryan precisa ter coragem de dar de vez um lugar no banco para Sanchez. E de apostar com tudo no novo.

    ResponderExcluir
  2. Tem que ver tbm que o Geno tinha 2 armas excelentes no College que eram o Tavon Austin ( pra mim melhor escolha do Draft ) e um outro WR que não lembro o nome sei que ambos estão no Rams, isso facilitou muito os números do QB em WV.

    ResponderExcluir